quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

606. Universidade portuguesa contestada em França

Uma universidade privada portuguesa está a formar profissionais de saúde em França por 9500 euros, contornando os numerus clausus das universidades.
A Universidade Fernando Pessoa, com sede no Porto, abriu em Toulon e tem formações para dentistas, farmacêuticos, ortofonistas e psicólogos. De acordo com o Le Monde, há cerca de uma dúzia de alunos de cirurgia dentária inscritos, depois de terem pago o referido valor. Mas de acordo com este jornal, os alunos inscritos nesta universidade estão a passar à frente de alunos que todos os anos não conseguem entrar numa universidade devido ao numerus clausus das instituições de ensino francesas, que limitam o número de admissões nos cursos.
A União Nacional de Estudantes de Cirurgia Dentária já se insurgiu contra a existência da sucursal portuguesa naquele país e acredita que esta "vai contra o princípio de equidade do ensino superior e contorna diretamente o sistema de formação em saúde, nomeadamente o numerus clausus".
Saúde Oral, Revista Profissional de Estomatologia e Medicina Dentária



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

603. Cheques-dentista voltam a ser emitidos

A distribuição de cheques-dentista voltou esta quarta-feira a ser realizada, depois de ter estado suspensa cerca de dois meses, confirmou o bastonário da Ordem dos Dentistas, congratulando-se com a verba de 16 milhões de euros prevista para o programa. “Hoje mesmo às 00h foi dada uma indicação para recordar que a emissão de cheques-dentista retoma o seu curso normal, conforme a Direcção-geral da Saúde [DGS] já tinha informado”, declarou Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em declarações à agência Lusa.
Por “razões de rigor de gestão orçamental”, a DGS propôs, em finais de Outubro, a suspensão temporária da emissão de cheques-dentista para as crianças em idade escolar até 31 de Dezembro de 2012, mantendo-se inalterado o processo de emissão de cheques para os outros grupos alvo do programa (grávidas, idosos, doentes com VIH/sida). “Está tudo ocorrer consoante o previsto”, confirmou o bastonário, adiantando que centros de saúde, escolas e administrações regionais de saúde já foram avisados da regularização da situação.
Orlando Monteiro da Silva mostrou-se ainda satisfeito com a verba atribuída ao programa de saúde oral no Orçamento do Estado deste ano, que é pelo menos igual à do ano de 2012 (16 milhões de euros), como já tinha anunciado o Ministério da Saúde. Contudo, o bastonário dos Dentistas aguarda, “com expectativa” o detalhe do orçamento do ministério para saber se há um reforço desta verba para incluir no programa o rastreio ao cancro oral.
Em 2012 foram emitidos cheques-dentista que abrangeram cerca de 400 mil utentes, dos quais 300 mil correspondem a crianças em idade escolar e 100 mil a grávidas, idosos com complemento solidário e doentes com HIV/Sida.