segunda-feira, 6 de novembro de 2006

81) Atendimento e prevenção

Natal (Brasil) - Os alunos da rede pública de ensino de Rio do Fogo, município localizado no Litoral Norte, são o público-alvo de uma campanha de saúde bucal desenvolvida pela prefeitura. O objetivo é prevenir as doenças odontológicas ainda na infância e conscientizar a nova geração sobre a importância da higiene bucal e a necessidade de se consultar com um dentista regularmente. O trabalho integra a proposta de saúde preventiva colocada em prática pela administração municipal.
Rio do Fogo fica a 90km de Natal. O município é administrado pelo prefeito Francisco Chagas da Cruz, o Tico. Os profissionais do Programa de Saúde Bucal, que funciona através de uma parceria entre a prefeitura e governo federal, são os responsáveis pelo atendimento das crianças e dos adolescentes que estudam na rede local de ensino público. Além de atendimento odontológico regular, os alunos têm acesso a aplicação de flúor e limpeza, além de palestras e material de conscientização.
ATENDIMENTOS - A rede municipal de ensino atende hoje a 2,8 mil alunos da educação infantil , do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos. O trabalho de saúde bucal beneficia jovens que estudam na sede de Rio do Fogo e também nas comunidades. Com 10 mil habitantes, Rio do Fogo tem sua população distribuída não só na principal área de concentração urbana mas também em distritos como Canto Grande, Zumbi, Pititinga e Punaú.
A política de saúde bucal faz parte da proposta de prevenção definida como meta prioritária pela atual administração de Rio do Fogo. O município busca, através da saúde preventiva, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a necessidade de internar pacientes e de transferi-los para fora do município.
PREVENÇÃO - A medicina preventiva é praticada pelo Programa de Saúde da Família (PSF), que atende a todas as áreas de Rio do Fogo. Cada equipe do PSF é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde, que garantem uma maior amplitude dos atendimentos prestados pela equipe nas diversas localidades onde ela atua.
O programa atende nas comunidades através das visitas domiciliares e da rede de postos de saúde. O PSF desenvolve campanhas de saúde reprodutiva, planejamento familiar, hipertensão e diabetes e está apta também para orientar com relação a outras necessidades que venham a surgir.
* * *
Mais uma matéria de interesse para a saúde oral; aqui ficam métodos de trabalho que em muito beneficiarão as pessoas necessitadas.
Por cá, Portugal, constata-se pela ausência de divulgação de iniciativas deste tipo – de facto, aliando à falta de informação da população necessitada de cuidados de saúde oral alia-se um “compadrio” de silêncio por parte de quem de direito tem a obrigação de zelar pela saúde oral da população, sobretudo dos mais desprotegidos e necessitados. NÃO SERÁ POR FALTA DE COMPETÊNCIA, AUSÊNCIA DE RECURSOS OU FALTA DE MEIOS; SIMPLESMENTE FALTA É VONTADE POLÍTICA.
Por isso é extremamente importante a sua colaboração para criar-se em Portugal uma opinião pública esclarecida; leia e divulgue até onde puder este Blog – os resultados só poderão surgir quando terminar a ignorância no nosso país e a opinião pública ter voto de facto nas questões de saúde pública.
Gerofil

Sem comentários: